HISTÓRIA
O Núcleo Alta Mogina dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (também conhecido por NUMAM) foi fundado em 14 de agosto de 1993, com a finalidade de fomentar a criação do cavalo Mangalarga Marchador na região da Alta Mogiana (norte do Estado de São Paulo) e em todo território brasileiro.
O Núcleo Alta Mogina dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (também conhecido por NUMAM) foi fundado em 14 de agosto de 1993, com a finalidade de fomentar a criação do cavalo Mangalarga Marchador na região da Alta Mogiana (norte do Estado de São Paulo) e em todo território brasileiro.
Na década de 70 várias as iniciativas que buscavam organizar Exposições do Mangalarga Marchador na região da Alta Mogiana, até o surgimento do "Grupo Opções do Marchador", na década de 80.
Composto pela reunião dos criadores Antonio Sérgio Quadros Barbosa, Sérgio Foffanoff, Aguinaldo Pedreschi, Antonio Pádua Barros Cardoso, Sebastião Malheiros Neto, Nelson e Cláudia Pineda. Marcado pela promoção de leilões em Blumenau, Curitiba, Cuiabá, Uberaba, Goiânia, Barreiras.
EXPOSIÇÕES
A primeira e mais antiga Exposição da região da Alta Mogiana, a EXPOAL realizada em Altinópolis (SP), realizou-se em 1979, e a primeira Exposição Estadual de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP), em 1981.
Também as Exposições de Mococa (EXPOAM) e Batatais (FESTA DO LEITE) fizeram parte dessas reuniões embrionárias que desembocaram na junção dos criadores ávidos por uma estrutura que facilitasse a organização das Exposições e criação. Com esta expectativa em 1993 foi criado o Núcleo, já tardiamente.
Hoje a EXPOAL (Altinópolis/SP) já realizou 32 exposições, a Exposição Estadual de São Paulo (Ribeirão Preto/SP) está em sua 30a. edição, a FESTA DO LEITE (Batatais/SP) já com 37 exposições realizadas e a EXPOAM (Mococa/SP) na marca de 29 eventos.
Dessas exposições, algumas tiveram suas realizações descontinuadas, com a honrosa exceção da EXPOAL que nunca deixou de acontecer, mas o que moveu todo esse trabalho foi fruto da paixão especial dos abnegados, sendo que alguns já nos deixaram, como por exemplo o criador Gabriel Pereira da Silva Filho, o criador Luiz Garcia Palma e o criador Paulo Garcia Palma.
Também nos primórdios, o trabalho oculto e silencioso acontecia nas outras regiões e não podemos esquecer o trabalho dos criadores Edgard Vieira de Carvalho e João Carlos Figueiredo, de Mococa (SP), Antônio Josino Meirelles de Batatais (SP), Sérgio Fofanoff de Ribeirão Preto (SP) e Lázaro Borges de Franca (SP).
Enfim, muitos trabalharam avidamente pelo Mangalarga Marchador e muitos ainda trabalharão por essa raça maravilhosa, que hoje se espalhou por todo o país.
O NUMAM hoje assume a responsabilidade de promover além das Exposições Especializadas, as Regionais, as Copas de Marcha, os Dias de Campo, as cavalgadas, os Cursos de Capacitação, os Convênios com Instituições, sendo o mais focado junto às APAEs, os leilões Entre outros. Com todas as maneiras favorecer o associado e incrementar a criação do Mangalarga Marchador.
Do NUMAM já saíram inúmeros Campeões e Campeãs Nacionais de Morfologia como também de Marcha, fazendo muitos criadores felizes com a criação do Marchador na região.
A intenção é continuar a promover o cavalo Mangalarga Marchador em todos os sentidos.
Conheça mais sobre o Núcleo da Alta Mogiana pelos relatos e visões de criadores e pessoas que muito contribuiram para o sucesso.
Antônio de Pádua Cardosos
Antônio Josino Ribeiro Meirelles
Antônio Sérgio de Quadros Barbosa
Luis Antônio Melle - Sobre o Núcleo
Luis Antônio Melle - Sobre a Estadual de SP
Ricardo de Figueiredo
Ricardo Casiuch
Revista "O Cavalo Marchador"