DETALHES DA NOTÍCIA

mangalarga marchador 03/08/2016

INFORMATIVO NUMAM 83 - Mormo: uma questão intrigante

Altinópolis (SP), 01 de agosto de 2016.
 
Caro Companheiro,
 
Durante a Nacional em Belo Horizonte, na reunião do Conselho Superior, discutimos o assunto Mormo.
Essa questão está sendo encaminhada junto ao Ministério da Agricultura pelo nosso Presidente do Conselho Superior Marcelo Baptista de Oliveira (Haras Maripá), sua esposa Sophia e a veterinária contratada por esse Haras Dra Patrícia.
O assunto é muito complexo, mas em resumo o Presidente Marcelo houve por bem contestar os resultados de laboratórios que positivaram alguns animais em seu Haras. Como teve de sacrificar alguns animais, desconfiando de uma potra que não apresentava sintomas recorreu ao então Ministro da Casa Civil Aluísio Mercadante, que passando por cima de uma resolução do MAPA, cujo o abate do animal deveria ser imediato, ordenou novo exame, agora em laboratório credenciado na Alemanha. Qual não foi a surpresa quando, seis meses depois o resultado se apresentou como negativo. Diante disso o Presidente Marcelo procurou e recebeu o apoio do Senador Ronaldo Caiado que levou o problema ao atual Ministro da Agricultura Blairo Maggi. O Senhor Ministro pediu uma SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, encaminhada ao setor competente. E é o que se persegue no momento, com o apoio também das outras Associações de Criadores de Cavalos. Parece que os resultados positivos podem ser positivos - negativos ou negativos - positivos ao sabor das contra provas, o que não faz por merecer como resultado definitivo. Rememorando apenas dois estados da Federação não tem relatos da doença Mormo, que são Estados do Paraná e Amapá. O que configuraria como epidemia uma vez que a não notificação nesses dois Estados é muito intrigante. Em resumo: uma questão complexa e no momento sem solução. 
Com novas informações, atualizaremos o assunto.
 
Sendo só para o momento,
 
 
Diretoria NUMAM

ENDEREÇO

Rua Tiradentes, 64 - Centro
Altinópolis, SP - CEP 14350-000

Contato

Tel: (16) 3665-1452
contato@nucleoaltamogiana.com.br

© Copyright - A publicação ou uso dos textos e imagens contidas nesse site só serão permitidas com a autorização devida do núcleo